Reclamar é importante, saiba como fazer!
No dia dia forense, temos percebido que os juízes tem dado grande importância ao fato do consumidor, antes de ingressar com o processo judicial, ter buscado uma solução administrativa junto as empresas.
Desse modo, os juízes levam em conta, principalmente na hora de arbitrar o dano moral, a tentativa de solução amigável e a recusa das empresas em atender as reclamações do cliente. Isso é visto pelo magistrado como uma ação prepotente e nociva das empresas no mercado de consumo.
Por isso, É MUITO IMPORTANTE O CONSUMIDOR RECLAMAR, junto as empresas de forma clara e objetiva. Assim, vamos deixar várias dicas de como o consumidor deve reclamar e reunir provas para um eventual processo:
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SEMPRE anote ou guarde todos os protocolos de atendimento, registrando o seu numero, data e motivo da reclamação.
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Envie e-mails aos SAC das empresas, quando elas possuírem esse canal de comunicação, com isso você tem um registro claro da sua solicitação como meio de prova.
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Quando se tratar de algum vício de produto (defeito) guarde as notas da assistência técnica ou protocolos de chamada.
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SEMPRE guarde as notas fiscais dos produtos, ela é prova importantíssima e indispensável.
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Quando for possível, TIRE FOTOS do defeito, da falha, da má prestação do serviço por parte da empresa, é uma medida simples, mas que constitui um importante registro de prova.
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GUARDE os panfletos, recortes, imprima sites, cartões etc que contenham alguma promoção vinculada e adquirida por você, ela é prova do que a empresa ofertou no mercado para o caso de possível descumprimento.
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Em caso de parcelamento de compras, débitos etc SEMPRE GUARDE todos os comprovantes de pagamento. Eles são a prova do cumprimento de suas obrigações!
Essas são as principais dicas e servem para qualquer caso. Evidente que algumas situações exigem especificidades que só uma consulta ao advogado pode esclarecer ao consumidor o que for preciso.